19/05/2005

Quinta-Feira 19 de maio de 2005. Um dia para se relembrar.

Uma vez Fernando Pessoa escreveu que tudo vale a pena quando a alma não é pequena e certamente no dia 19 de maio de 2005 minha alma foi enorme...
Foi o dia que desde 2002 eu esperava chegar, foi o dia em que foi lançado nos cinemas o filme que eu aguardava desde o primeiro dia que eu vi Guerra nas Estrelas quando eu devia ter os meus seis anos. Neste dia foi a estréia de Star Wars Episódio III A Vingança dos Sith e devo dizer que foi um dia que valeu a pena ser vivido.

A Espera:

Um dia como outro qualquer na minha vida, trabalho e faculdade, mas no fim da noite seria o momento de conferir o fim de minha amada saga. Meus colegas de trabalho talvez não entenderam muito a minha contagem regressiva, pois quando deu 12:00h comecei a falar, faltam 12 horas e a cada hora eu ia reduzindo, até chegar as 18:00h e neste momento entro naquele momento que nos damos conta que faltam miséras 6 horas mas parece que o relógio não quer ajudar e as 6 horas restantes, pareciam 24 horas.
Então me dirijo para a faculdade e nunca uma aula foi tão chata quanto a aula que antecedeu a estréia. Estava eu, na sala de aula, a professora falando algo que eu não consegui decifrar e então às 20:10h, olhei para a minha adorada professora e disse tchau e parti da sala de aula rumo ao Artplex Unibanco ver o tão esperado filme.
Chegando na porta do cinema, avisto a tão tradicional fila de fãs contando os minutos para entrar no cinema novo em folha com o maravilhoso som THX. Encontrei pessoas que não via fazia o maior tempão e que a terra generosamente resolveu devolver para que eles pudessem vivenciar tão maravilhoso momento. A demora para comprar o ingresso, a demora para entrar na sala e o calor infernal nas filas valeram a pena.

O filme:

O filme sem sombras de dúvidas é o melhor da nova trilogia, mas fica a desejar em alguns aspectos fazendo com que o Episódio III não se torne o melhor da saga, mas isso pouco importa. No filme vemos as manobras de Palpatine para trazer Anakin para o Lado Negro, derrotar os Jedi e instaurar o Império. Os efeitos como sempre estão impressionantes e as atuações dos personagens em alguns momentos incomodam soam roboticas, não por culpa dos atores, mas por culpa do Geroge Lucas que, é um ótimo criador de idéias mas infelizmente não sabe condizir direito os atores. As cenas com Anakin e Padmé são em alguns momentos constrangem com seus dialogos clichés e que certamente se fossem reduzidas não fariam tanta falta. O filme começa a correr na metade para o fim, mas infelizmente tal corre-corre se fez necessário para caber no filme, até porque o Episódio III ideal teria que ter pelo menos umas 6 horas de duração.
Um filme que me fez chorar em vários momentos, me fez vibrar em outros tantos e que valeu a pena esperar por ele e que fecha com chave de ouro a minha amada saga.



E Fernado Pessoa estava certo "Tudo vale a pena se a alma não é pequena"

1 comentário:

Anónimo disse...

Tipo tudo que você falou realmente é notável no filme. Inclusive a acelerada, teve muita coisa desnecessária como a missão cômica do R2, mas foi legal de ver. E como buracos tiveram quer ser tampados... Deu no que deu. Mas o filme é tudo que eu queria ver. Compensou o fiasco do episódio 1 e o Land Wars q foi o 2.